"Uma oração sem fé é uma fórmula vazia. Quem é tolo a ponto de perder tempo pedindo algo em que não crê?
A fé é o manancial; a oração, o riacho. Como pode correr o riacho se o manancial está seco?"
(Santo Agostinho)

domingo, 30 de janeiro de 2011

ORAÇÃO UNIVERSAL (DO PAPA CLEMENTE XI)


Senhor, creio em Vós, fazei que creia com mais firmeza; espero em Vós, fazei que espere com mais confiança; amo-Vos, aumentai o meu amor; arrependo-me, e avivai a minha dor.


Adoro-Vos como primeiro princípio; desejo-Vos como último fim; exalto-Vos como benfeitor perpétuo; invoco-Vos como defensor propício.


Dirigi-me com a Vossa sabedoria; atai-me com a vossa justiça; consolai-me com a Vossa clemência e protegei-me com o Vosso poder.


Ofereço-Vos os meus pensamentos, para que se dirijam a Vós; as minhas palavras, para que falem de Vós; as minhas obras, para que sejam Vossas; as minhas contrariedades, para que as aceite por Vós.


Quero o que quereis, quero porque o quereis, quero como o quereis, quero enquanto o quiserdes.


Senhor, peço-Vos que ilumineis a minha mente, inflameis a minha vontade, limpeis o meu coração e santifiqueis a minha alma.


Que me afaste das faltas passadas; rejeite as tentações futuras; corrija as más inclinações; pratique as virtudes necessárias.


Concedei-me, Deus de bondade, amor por Vós; zelo pelo próximo; desprezo pelo mundano.

Que saiba obedecer aos superiores, ajudar os inferiores, acolher os amigos e
perdoar os inimigos.


Que vença a sensualidade com a mortificação, a avareza com a generosidade, a ira com a bondade e a tibieza com a piedade.


Fazei-me prudente nos conselhos, constante nos perigos, paciente nas contrariedades e humilde na prosperidade.


Que procure ter inocência interior, modéstia exterior, conversa exemplar e vida ordenada.

Que lute para dominar a minha natureza, fomentar a graça, servir a vossa lei e obter a salvação.


Que aprenda de Vós como é pouco o terreno, como é grande o divino, como é breve o tempo, como é duradouro o eterno.


Fazei-me preparar a morte, temer o juízo, evitar o inferno e alcançar o paraíso.

Por Cristo Nosso Senhor.


Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário