"Uma oração sem fé é uma fórmula vazia. Quem é tolo a ponto de perder tempo pedindo algo em que não crê?
A fé é o manancial; a oração, o riacho. Como pode correr o riacho se o manancial está seco?"
(Santo Agostinho)

domingo, 5 de setembro de 2010

MEDITAÇÕES SOBRE A DEVOÇÃO E O PATROCINIO DE S. JOSÉ

PRIMEIRA MEDITAÇÃO



MOTIVOS DA DEVOÇÃO A S. JOSÉ


Ponto 1. O primeiro motivo da devoção a S. José é o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Sendo com efeito o nosso Divino Mestre o modelo por excelência de todo o fiel cristão, nada mais justo que levar-­mos impresso o seu carácter sagrado, esforcemo-­nos em conformar á sua a nossa conducta. Ele mesmo nos mostrou ser esta a sua divina vontade com estas palavras. ˝Dei-­Vos o exemplo, para que vós também facais o mesmo assim como eu fiz˜ (S. João 23, 15).


Agora pois, ainda que o Espirito Santo nos ocultou os testemunhos particulares de respeito e veneração que dera Jesus a São José nos largos anos da sua vida familiar, nos deixou sem obstáculo, revelado o suficiente para formar deles um conceito mais elevado.


Consta, com efeito, do sagrado Evangelho, que Jesus era tido entre os seus concidadãos por filho do artesão José, aprovando-­o ele mesmo com a sua conducta. Consta ademais do mesmo sagrado texto, que Jesus estava sujeito (Sao Lucas, 2, 51) a Maria e a José na sua casa de Nasaré, desde os doze anos de idade até aos trinta. Jesus, pois, honrou na sua vida mortal S. José, já reconhecendo­-o como seu pai adoptivo, ja reverenciado-o e obdecendo-lhe e amando-o qual pudera faze-lo o melhor dos filhos para com o melhor dos pais.


Considera agora a sublimidade e a grandeza da honra, da veneração e do amor de Jesus por José, que se nos revelam em tais actos. Jesus, Filho de Deus vivo, a quem foi dado toda a potestade no céu e na terra, obedece submisso a José durante largos anos.... Jesus, cabeça dos Anjos e dos homens, respeita José como se fosse seu pai.... Jesus, enfim, de quem os Anjos e Santos tem a grande honra de ser ministros e servos fieis, honra, serve e ama José como se fosse seu superior... Quem imaginaria jamais uma honra igual a esta? Como poderemos, pois, deixar de honrar também nós e de venerar este gloriosisimo Patriarca?


Mas. Que honra podemos tributar-vos, oh Santo sem igual, que seja digna de Vós. Ah! Aceitai-de os nossos pobres obsequios, e já que tão pouco valem, alcancai-de-nos a graça de que sejam cada dia mais dignos e de que cresça sempre no nosso coração a devoção e o amor por Vós.


Ponto 2. O segundo motivo da devoção a S. José é o exemplo da Santissima Virgem Maria.


Entre os sonhos misteriosos com que Deus revelou ao antigo patriarca a sua futura grandeza, um foi aquele em que viu como o sol e a lua o adoravam (Gén. 37, 9). Mas o que foi para aquele antigo patriarca um sonho, é aqui que S. José o viu convertido em felicissima realidade na sujeição e obediência com que Jesus e Maria o honraram na sua vida sobre a terra.


Se Jesus, com efeito, verdadeiro Sol de justiça, honrou S. José como Pai, ainda que adoptivo, Maria, essa mistica lua, que recebe e comunica á terra a luz do Sol, ou seja a graça de Jesus Cristo, honrou também a S. José obedecendo-lhe, amando-o e servindo-o qual pode fazer a melhor das esposas com o mais digno dos esposos.


Ela ademais, não só o reconhece e ama como seu esposo, mas também como a pai nutricio de Jesus chamando-lhe ainda em público com esse honrosissimo nome. E por aqui se pode conjecturar, senão compreender, qual foi o amor, o respeito e a veneração com que a divina Maria destinguiria o seu castissimo Esposo em todo o curso da sua vida comum e domestica.


Não, nunca houve no mundo esposa alguma que mais tenha amado, nem melhor servido e obsequiado o seu esposo, que Maria a José, ainda que muito superior a ele em dignidade e santidade. Assim se porta movida pelo exemplo de Jesus e impulsionada pelo sentimento do seu proprio dever, não menos que pelas suas eminentissimas virtudes.


Quando, pois, assim honrou a S. José a Mãe de Deus e Mãe nossa, não deveremos também fazer outro tanto, os que queremos ser seus filhos?


Oh Patriarca santissimo, bem queriamos honrar-vos e ser os vossos mais ferventes devotos, mas... somos tão miseraveis!... Alcançai-nos, pois, por Maria a graça de saber honrar-vos dignamente.


Ponto 3. Outro dos motivos da devoção a S. José, é o exemplo da nossa Mãe Igreja.


No sonho em que o antigo patriarca José viu como o adoravam o sol e a lua, viu também como onze estrelas o adoravam (Gén. 37, 9). o qual, se para aquele filho de Jacob significou a homenagem que um dia lhe haviam de tributar os seus onze irmãos, a respeito do nosso santo Patriarca veio a presagiar como, depois de Jesus e Maria, viriam um dia a inclinar-se ante a sua eminentissima dignidade, os onze apostolos que seguiram fieis a Jesus, bem como a universalidade dos santos, ou seja, a Igreja Santa.


É certo que durante muitos séculos não se deu na Igreja tão sumptuoso culto ao nosso ilustre Patriarca, ocultando-se em parte por justos motivos o brilho da sua gloria. Mas desde que satisfeita a Providencia separar os obstaculos que impediam dar a conhecer ao mundo as eminentisimas prerrogativas de S. Jose, como se viu felizmente realizado no sonho das onze estrelas, que adorabam o antigo filho de Jacob!


Na realidade, de alguns séculos a esta parte a devoção a S. José tem vindo como a formar o caracter dos maiores Santos. Assim mesmo, muitos Sumos Pontifices, não só lhe professaram cordialissima devoção, como também se esmeraram em ordenar a seu favor novas demonstrações de culto público, com o fim de propaga-la.


Estava sem obstáculo reservado á presente e nefasta epoca, o ver S. José elevado pela Igreja a um posto superior ao de todos os demais Santos. Ele com efeito foi exaltado com o titulo de Patrono da Igreja Católica, com o aplauso universal dos fieis e para fomentar nos seus corações a devoção e a confiança feita a ele, o condecorou o imortal Pio IX. Assim acreditou o Papa dever honrar, depois da definição dogmatica da Imaculada Conceição de Maria, ao que foi esposo virgem desta Mãe Virgem.


Que mais, pois, se pode desejar, ou que melhor exemplo e estimulo propor para nos decidir-mos a abraçar de todo o coração a devoção a S. José como a mais util para nós e a mais grata aos olhos de Deus, depois da de Jesus e Maria?


Oh Santo privilegiado! Aqui nos tendes prostrados aos vossos pés, sede o nosso protector e fazei-nos dignos de ser os vossos mais fervorosos devotos.


(Retirado do blogue: Signum Magnum - Pe. Juan Carlos Ceriani)


Tradução livre: Manuel Figueiredo

Sem comentários:

Enviar um comentário